1/2 Palavras - Curso de Acompanhante de Crianças

Área de Formação: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
Designação: Curso de Acompanhante de Crianças
Destinatários: Auxiliares de Ação Educativa, vigilantes ou outros intervenientes no processo educativo da criança
Objetivos: Identificar os fatores de relacionamento empático e afetivo, correlacionando-os com as várias fases do desenvolvimento infantil; Caracterizar o processo de socialização da criança; Identificar o papel do animador no desempenho profissional de acompanhante de crianças; Reconhecer as principais técnicas e metodologias de animação.
Conteúdos programáticos: MÓDULO I - ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS - DESENVOLVIMENTO INFANTIL – 25horas
•Psicologia e conceito do desenvolvimento da criança – definição; Psicologia e pedagogia; Desenvolvimento, crescimento e maturação da criança; Fatores condicionantes do desenvolvimento infantil; Fases do desenvolvimento infantil; Desenvolvimento físico e psicomotor; Desenvolvimento cognitivo - a teoria de Jean Piaget; Desenvolvimento da linguagem e Desenvolvimento sócio-afectivo; Interacção mãe/filho; Entrada no grupo; Criança e o adulto.

MÓDULO II – PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA – 25horas
•Socialização – Conceitos, Definição e Características; Aspetos consideráveis na sociedade; Socialização – agentes; Tipos de agentes: Família, Amigos e Escola; Meios de comunicação social (televisão); Livros e revistas; Actividades/brincadeiras; Os colegas (entrada no grupo – o isolamento, as relações entre as crianças, a cooperação e a autonomia);Papel dos agentes.

MÓDULO III – ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS – TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO – 50horas
•Papel do animador e os diferentes tipos de animação; Perfil do animador; Tipos de animação (Animação individual e Animação em grupo -definição; estratégias e actividades); Formas de animação (Animação artística e Animação lúdica); Programação, Equipamentos, espaços e materiais; Animador e a cultura; Animação através do brinquedo; Objetivos e meios para promover o desenvolvimento da criança; Metodologias e técnicas de animação; Objetivos das técnicas de animação; Expressão do movimento, Expressão dramática, Expressão plástica e Expressão musical; Tipos de animação: Animação individual (Definição, Estratégias e Actividades) e Animação de grupos (Definição, Estratégias e Actividades); Planificação de actividades - Elaboração e planificação de actividades (Definição de objetivos, Desenvolvimento de conteúdos, Definição de estratégias, Potencial de recursos humanos e materiais e Flexibilidade da planificação)  
Carga Horária Total: 100 horas
Modalidade: Formação inicial e de reciclagem
Informações Adicionais: •Este curso de formação é constituído por módulos relativos ao Curso de Acompanhante de Crianças – nível 2 – inserido no Catálogo Nacional de Qualificações da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) com a duração total de 1175horas, sendo considerada Formação Modular Certificada.
 

Partilhar