Área de Formação: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
Designação:
Curso de Acompanhante de Crianças
Destinatários:
Auxiliares de Ação Educativa, vigilantes ou
outros intervenientes no processo educativo da criança
Objetivos:
Identificar os fatores de relacionamento
empático e afetivo, correlacionando-os com as várias fases do
desenvolvimento infantil; Caracterizar o processo de socialização da
criança; Identificar o papel do animador no desempenho profissional de
acompanhante de crianças; Reconhecer as principais técnicas e
metodologias de animação.
Conteúdos programáticos:
MÓDULO I - ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS -
DESENVOLVIMENTO INFANTIL – 25horas
•Psicologia e conceito do desenvolvimento da criança – definição;
Psicologia e pedagogia; Desenvolvimento, crescimento e maturação da
criança; Fatores condicionantes do desenvolvimento infantil; Fases do
desenvolvimento infantil; Desenvolvimento físico e psicomotor;
Desenvolvimento cognitivo - a teoria de Jean Piaget; Desenvolvimento da
linguagem e Desenvolvimento sócio-afectivo; Interacção mãe/filho;
Entrada no grupo; Criança e o adulto.
MÓDULO II – PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA – 25horas
•Socialização – Conceitos, Definição e Características; Aspetos
consideráveis na sociedade; Socialização – agentes; Tipos de agentes:
Família, Amigos e Escola; Meios de comunicação social (televisão);
Livros e revistas; Actividades/brincadeiras; Os colegas (entrada no
grupo – o isolamento, as relações entre as crianças, a cooperação e a
autonomia);Papel dos agentes.
MÓDULO III – ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS – TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO – 50horas
•Papel do animador e os diferentes tipos de animação; Perfil do
animador; Tipos de animação (Animação individual e Animação em grupo
-definição; estratégias e actividades); Formas de animação (Animação
artística e Animação lúdica); Programação, Equipamentos, espaços e
materiais; Animador e a cultura; Animação através do brinquedo;
Objetivos e meios para promover o desenvolvimento da criança;
Metodologias e técnicas de animação; Objetivos das técnicas de animação;
Expressão do movimento, Expressão dramática, Expressão plástica e
Expressão musical; Tipos de animação: Animação individual (Definição,
Estratégias e Actividades) e Animação de grupos (Definição, Estratégias
e Actividades); Planificação de actividades - Elaboração e planificação
de actividades (Definição de objetivos, Desenvolvimento de conteúdos,
Definição de estratégias, Potencial de recursos humanos e materiais e
Flexibilidade da planificação)
Carga Horária Total:
100 horas
Modalidade:
Formação inicial e de reciclagem
Informações Adicionais:
•Este curso de formação é constituído por
módulos relativos ao Curso de Acompanhante de Crianças – nível 2 –
inserido no Catálogo Nacional de Qualificações da Agência Nacional para
a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) com a duração total de
1175horas, sendo considerada Formação Modular Certificada.